top of page
Âncora 1
Âncora 3

CAMPUS CAMus | Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde | 11 a 16 abril

CAMPUS CAMus | Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde | april 11th to 16th

Marco Pereira - violoncelo 

Marco Pereira estudou violoncelo na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, com Paulo Gaio Lima.

Frequentou posteriormente a Escuela Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, onde foi aluno de Natalia Shakovskaya. Durante este percurso teve a oportunidade de trabalhar com outros grandes mestres do violoncelo como Natalia Gutman, Gary Hoffman, Phillipe Muller, ou Ivan Monighetti.

O quarteto de cordas esteve sempre presente na sua carreira, desde muito cedo, atingindo o seu auge com a fundação do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Este quarteto foi selecionado como ECHO Rising Stars 2015.

Em 2003, Marco Pereira venceu o concurso da Juventude Musical Portuguesa, nas categorias de Música de Câmara e Violoncelo – nível superior, e recebeu o prémio Maestro Silva Pereira do Prémio Jovens Músicos. A nível internacional, foi-lhe atribuído um 1.º prémio no concurso Liezen International Wettbewerb für Violoncello, na Áustria. Recebeu também o 1.º premio no VI Certamen de Música de Cámara del Sardinero, em Santander, em 2006.

Marco Pereira é 1.º Solista no naipe de violoncelos da Orquestra Gulbenkian. Apresenta-se regularmente como solista de concerto, tendo colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Joensuu Orchestra (Finlândia) e a Orquestra do Atlantic Music Festival (E.U.A.), entre outras. Foi professor de violoncelo na Universidade de Aveiro e na Universidade do Minho. Desde 2011, é D’Addario Bowed Artist e Faculty Artist do Atlantic Music Festival – Watterville (E.U.A.).

Dejan Ivanovic - guitarra 

O guitarrista croata Dejan Ivanović nasceu em Tuzla (Bósnia e Herzegovina), em 1976, iniciando os estudos de Guitarra ao 8 anos. Estudou com Predrag Stanković e Vojislav Ivanović na Escola Primária e Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb.

Participou em classes de aperfeiçoamento de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Costas Cotsiolis, Valter Dešpalj (violoncelo), Michael Steinkühler (viola da gamba) e Igor Lešnik (percussão).

Foi orientado por Christopher Bochmann no Curso de Doutoramento da Universidade de Évora entre 2011 e 2014.

A sua carreira profissional começou simultaneamente com o estudo superior (1994-1998). Atuou nalguns dos mais prestigiosos festivais de música como Festival de Spoleto (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti para o lugar de Artista Residente), Festival de Verão de Edimburgo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Guitarra de Gevelsberg, Porto — Cidade Europeia da Cultura e Guitarra Viva (Croácia), entre outros.

Atua também integrado em vários conjuntos de música de câmara: com flautista Vasco Gouveia, violoncelista Jed Barahal, guitarrista Masakazu Tokutake, soprano Ana Ester Neves, Quarteto de Cordas Lyra, etc.

É o vencedor do 1.º Prémio e Prémio especial para Melhor Interpretação da Música Espanhola no 13.º Concurso Internacional de Guitarra Doña Infanta Cristina (Madrid, 1998); 1.º Prémio do 3.º Concurso Internacional da cidade de Sinaia (Roménia, 1998); 1.º Prémio do 17.º Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (Herradura, 2001); 1.º Prémio e Prémio do Público no 35.º Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (Benicássim, 2001); 1.º Prémio do 4.º Concurso Internacional de Creta (Arhanes, 2005). É igualmente premiado nos concursos em Roma (Itália) e Sernancelhe (Portugal). Colabora com várias orquestras como a Orquestra Real de Câmara de Wallonie (Bélgica), Orquestra de Benicássim (Espanha), Orquestra de Câmara da Eslováquia, Orquestra Sinfónica de Vojvodina (Sérvia), Orquestra Sinfónica das Beiras e Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Os seus recitais na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia receberam uma forte aceitação por parte do público e da crítica. Revistas e jornais como Ritmo (Espanha), Bremer Umchau (Alemanha), Sunday Herald Times (Indiana-EUA), The Scotsman (Escócia), Slobodna Dalmacija (Croácia) e Oslobodjenje (BiH) publicaram críticas positivas sobre em relação às suas interpretações.

Paulo Oliveira - piano 

Paulo Oliveira nasceu em Vila do Conde, em 1979. Iniciou os estudos musicais aos nove anos com Joaquim Bento. Seguidamente ingressou na Academia de Música de S. Pio X como bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar. Nesta instituição estudou com Margarida Almeida e Felipe Silvestre, tendo finalizado o Curso Complementar de Piano em 1998 com a classificação máxima.

Posteriormente estudou com Tania Achot, concluindo o Curso Superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, uma vez mais com as mais altas classificações.

Continuou a sua formação com Sequeira Costa na Universidade do Kansas, com quem estudou durante quase uma década, herdando assim os mais fiéis conhecimentos da era dourada do piano, que o seu mestre tinha recebido diretamente de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Nesta Universidade concluiu estudos de mestrado em 2005, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente, em 2009, concluiu com distinção o seu doutoramento com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Outros professores relevantes na sua formação foram Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Foi distinguido com diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio que obteve no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta” o 1.º prémio no Concurso Internacional Bartók-Kabalevsky-Prokofiev, o 2.º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril | Prémio El Corte Inglés e o 1.º prémio no Festival Jovens Pianistas 2010 – Prémio Chopin, organizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Foi ainda vencedor da Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition. O duo que mantém com a violoncelista Teresa Valente Pereira foi premiado num recital realizado no Palau de la Música Catalan” em Barcelona.

Paulo Oliveira tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Reino Unido, Polónia, Brasil, Estados Unidos da América, e gravou para a RDP – Antena 2, Radio France e Catalunya Ràdio.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa e Daniel Klajner.

Paulo Oliveira concilia a sua atividade concertística com o ensino. Foi professor de piano no Conservatório Nacional em Lisboa, na Escola Profissional Metropolitana e é atualmente docente no Instituto Piaget, na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e no Conservatório de Música da Metropolitana. Tem sido regularmente convidado a orientar masterclasses e integrou por diversas vezes júris de concursos de piano.

É membro fundador da delegação portuguesa da European Piano Teachers Association.

Evandra Gonçalves - violino 

Vencedora de vários concursos de violino e de música de câmara (Juventude Musical Portuguesa, Prémio Jovens Músicos, Prémio Maestro Silva Pereira, NU Concerto Competition – Chicago, USC Concerto Competition – Los Angeles, Concurso Helena Sá e Costa), Evandra Gonçalves estudou em Portugal com Alberto Gaio Lima e Zofia Woycicka.

Com apenas 17 anos, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura, rumou aos EUA para prosseguir estudos com Gerardo Ribeiro na Northwestern University, onde concluiu Master of Music e o Certificate in Violin Performance. Durante este período foi assistente do referido violinista e pedagogo na universidade.

Posteriormente ingressou na University of Southern California, em Los Angeles, como aluna do prestigiado professor Robert Lipsett, concluindo o Advanced Studies Degree.

É mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica do Porto. Frequenta o Doutoramento em Artes Musicais da Universidade Nova de Lisboa. É frequentemente convidada para orientar masterclasses de violino em diferentes instituições e para integrar os principais concursos nacionais.

Com uma intensa actividade artística, Evandra foi solista com a Orquestra Sinfonieta, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e NU Symphonie Orchestra.

Membro fundador do Doppio Ensemble, da Camerata Senza Misurae do TriArt, tem como objectivo a divulgação de música portuguesa contemporânea, tendo-se tornado um aspecto de muita importância em qualquer um dos três agrupamentos de que é membro fundador, nos quais encomendou e estreou obras de compositores portugueses, tais como: Luís Cipriano, Cândido Lima, Sérgio Azevedo, Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Christopher Bochmann, António Victorino d’Almeida, Fernando Lapa, Luís Tinoco, Luís Madureira. Nos últimos anos realizou vários recitais com o Doppio Ensemble, que incluíram encomendas de obras a Anne Vitorin´Almeida, Nuno Peixoto Pinho, Daniel Martinho e Gonçalo Gato. De salientar as digressões nos EUA e Brasil, com o apoio da DGArtes e recitais em Paris, Roma e Londres, apoiados pela GDA.

É membro da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, professora de violino e música de câmara na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

RGPD - Regulamentação Geral da Proteção de Dados

Os dados que são recolhidos e tratados pelo Conservatório de Música de Vila do Conde são necessários para a correta inscrição do participante no CAMPUS CAMus – Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde e apenas para essa finalidade são utilizados.

 

Os dados pessoais poderão ser objecto de processamento informático com a garantia de não serem divulgados a outras entidades que não se enquadrem no âmbito das atividades promovidas pela ADAPVC/CMVC, este último, como promotor do evento.

 

No cumprimento das obrigações legais a que a ADAPVC/CMVC se encontram sujeitos, tais dados podem ser transmitidos a entidades ou autoridades  públicas, nomeadamente, aquelas que tutelam a atividade do Ensino de Música, como seja, o Ministério da Educação. 

 

Os dados de contacto fornecidos poderão ser utilizados pelo Conservatório de Música de Vila do Conde para contacto com o participante ou com o seu encarregado de educação e transmissão de informações relativas ao evento CAMPUS CAMus – Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde.

 

Todos os dados serão conservados nomeadamente para efeitos de registo e arquivo do CAMus – Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde.

 

O titular dos dados pode exercer os seus direitos de acesso aos mesmos, retificação, oposição, apagamento ou limitação da utilização dos seus dados pessoais, nos termos do RGPD ou da legislação que rege a atividade do CAMPUS CAMus – Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde, devendo, para isso, remeter o seu pedido por escrito para cursosviladoconde@sapo.pt.

32º CAMus | Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde - 15 a 19 de abril de 2019

31º CAMus | Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde - 10 a 14 de abril de 2017

30º CAMus | Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde - 10 a 14 de abril de 2017

XXIX Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde - 21 a 25 de março de 2016

bottom of page