22º Semana " O Bichinho da Música "  17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020

Atempadamente serão disponibilizadas informações relativas a esta atividade. Edições anteriores (ver abaixo)

Sessões da manhã :  O Bichinho vai à escola

Segunda - CEB Labruge | Terça - EB Fornelo | Quarta - EB Mindelo | Quinta - EB Árvore | Sexta - Frei João

Sessões da tarde :  O Bichinho mostra a sua "toca"

Segunda - CE Violetas | Terça - CE Bento de Freitas | Quarta - EB1 Correios | Quinta - EB1 Correios | Sexta - Jardim das Cores

Esta atividade é constituída por três linhas de orientação, que se dividem da seguinte forma:
 

 

O Bichinho da Música – Semana de Concertos Didáticos

O Bichinho da Música – Complemento Educativo

O Bichinho da Música – Projeto de Musicalização 

 

Semana de Concertos didáticos 

 

O Bichinho da Música "já faz" 21 anos! Continua a ser o seu objetivo primordial fazer despertar nos mais novos o gosto para a música. A edição deste ano decorrerá entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março.

Durante toda esta semana, os alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde pertencentes aos níveis pré-escolar, 1º e 2º ciclo realizam uma série de concertos didáticos, apresentando aos seus colegas todas as classes instrumentais que laboram diariamente no Centro Municipal de Juventude.

Pela manhã, o “Bichinho” faz a mala e viaja com muita  música às escolas dos diferentes agrupamentos e freguesias do concelho. Já na parte da tarde, entre segunda e sexta-feira, recebe em “sua casa” os alunos de escolas e jardins de infância pertencentes aos agrupamentos do centro concelhio.

A semana termina com um concerto multimédia na Casa da Junta de Guilhabreu, onde o espaço performativo é alargado às classes de conjunto do conservatório, nas suas vertentes coral e instrumental.

Neste concerto serão também atribuídos os prémios aos melhores desenhos do “Bichinho da Música”, que este ano pode contar pela primeira vez com a colaboração dos encarregados de educação, premiará a criatividade plástica dos alunos destas classes de iniciação.


O Bichinho da Música – Complemento Educativo

É um projeto que pretende fomentar, desde tenra idade, o gosto pela aprendizagem musical, alertando para as vantagens do desenvolvimento cognitivo e emocional que lhe são inerentes. Nesse sentido, uma equipa pedagógica do Conservatório de Música de Vila do Conde, desloca-se aos Jardins de Infância do Concelho de Vila do Conde, com a missão de realizar atividades com as crianças, promovendo o contacto direto com a experimentação do som.

 

O Bichinho da Música – Projeto de Musicalização Interventiva

Com o objetivo de promover a expressão musical, no contexto educativo dos alunos do nosso Concelho, o Conservatório de Música de Vila do Conde elaborou um Projeto de Musicalização Interventiva que disponibilizará, anualmente, e com carácter rotativo, a uma das comunidades educativas do Concelho de Vila do Conde.

Para esta edição foi escolhida a Freguesia de Guilhabreu, constituída pelo Jardim de Infância S. Lázaro, pela Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia e pela Escola Básica de Parada, tendo-se estabelecido uma parceria com a Junta de Freguesia de Guilhabreu e com o Agrupamento de Escolas D. Pedro IV de Mindelo.

Este projeto, integrado na atividade “O Bichinho da Música”, consiste numa visita semanal à comunidade educativa por dois docentes do Conservatório, que ministram a formação aos alunos, em sessões de 60 minutos. O projeto termina com a apresentação do trabalho elaborado pelos alunos, inserido no Megaconcerto “O Bichinho da Música”, a realizar na sexta-feira anterior ao domingo de Carnaval. ( 1 de março)

Trata-se de um exemplo de descentralização, que promove o acesso a um ensino musical de qualidade a crianças que habitam fora da sede do Concelho.

20º Semana " O Bichinho da Música "  5 a 9 de Fevereiro de 2018

O Bichinho da Música fez 20 anos. Continua a ser o seu objetivo primordial fazer despertar nos mais novos o gosto para a música. Esta edição decorrerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

Durante toda esta semana, os alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde pertencentes aos níveis pré-escolar, 1º e 2º ciclo realizam uma série de concertos didáticos, apresentando aos seus colegas todas as classes instrumentais que laboram diariamente no Centro Municipal de Juventude.

Pela manhã, o “Bichinho” faz a mala e viaja com muita  música às escolas dos diferentes agrupamentos e freguesias do concelho. Já na parte da tarde, entre segunda e sexta-feira, recebe em “sua casa” os alunos de escolas e jardins de infância pertencentes aos agrupamentos do centro concelhio.

A semana termina com um concerto multimédia no salão paroquial das Caxinas, onde o espaço performativo é alargado às classes de conjunto do conservatório, nas suas vertentes coral e instrumental.

Neste concerto serão também atribuídos os prémios aos melhores desenhos do “Bichinho da Música”, que este ano pode contar pela primeira vez com a colaboração dos encarregados de educação, premiará a criatividade plástica dos alunos destas classes de iniciação.

Regulamento desenho Bichinho da Música 2018 (clique para descarregar)

Autorização para saída da escola na Atividade Bichinho Música 2018 (descarregar no separador Informações/impressos/comunicações) 

Parte da manhã :  O Bichinho vai à escola

Segunda - CEB Violetas | Terça - EB Modivas | Quarta - EB Malta | Quinta - EB Caxinas

Parte da manhã :  O Bichinho mostra a sua "toca"

Segunda - EB Bento de Freitas | Terça - EB Bairro Alto e Meia Laranja | Quarta - Correios | Quinta - EB1 Correios | Sexta - Outras a designar

XIX Semana " O Bichinho da Música "  20 a 24 de Fevereiro de 2017

Com o intuito de fazer despertar nos mais novos o gosto pela música, a XIX edição da semana Bichinho da Música decorrerá entre 20 e 24 de fevereiro.

Dedicada à temática “Músicas no Mundo”, alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde pertencentes aos níveis pré-escolar, 1º e 2º ciclo realizam uma série de concertos didáticos, apresentando aos seus colegas todas as classes instrumentais que laboram diariamente no Centro Municipal de Juventude.

Pela manhã, o “Bichinho” faz a mala e leva a música às escolas de diferentes agrupamentos e freguesias do concelho. Já à tarde, entre segunda e sexta-feira, recebe em “sua casa” os alunos de escolas e jardins de infância pertencentes aos agrupamentos do centro concelhio.

A semana termina com um concerto multimédia no Teatro Municipal, onde o espaço performativo é alargado às classes de conjunto do conservatório, nas suas vertentes coral e instrumental.

Participarão também neste concerto os alunos que integram o projeto “Música em Meio Escolar” que se trata de um subprograma do Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação, promovida pela sua Equipa de Educação Artística, em parceria com a Fundação Aga Khan.

Este projeto visa ser um polo dinamizador de projetos educativos na área da Música/Educação Musical, tratando-se de uma colaboração entre o Conservatório de Música de Vila do Conde e o Agrupamentos de Escolas Frei João.

Neste concerto serão também atribuídos os prémios aos melhores desenhos do “Bichinho da Música”, que como em todas as edições premeia a criatividade plástica dos alunos das classes de iniciação.

XVIII Semana " O Bichinho da Música "  1  a 5 de Fevereiro de 2016

Com o sentido de chegar mais próximo das plateias infantis, em Junho de 1995 na antiga Academia de Música de S. Pio X inicia, a título de experiência pedagógica, uma série de audições cujo público alvo são os alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vila do Conde (incluindo as freguesias), denominado “Audição Pequenos Músicos”. O seu amadurecimento levou à criação de “O Bichinho da Música”, uma semana de concertos em que o programa é composto apenas por execuções dos alunos mais novos da Academia, e dirigidos exclusivamente para os elementos das escolas de ensino básico convidadas.

 

A criação de rotinas de execução em concerto nos alunos mais novos, juntamente com a promoção das classes instrumentais existentes no Conservatório, bem como o desenvolvimento pela cultura musical erudita nos assistentes a cada concerto, foram o mote para a estabilização de um projeto que ganhou nos últimos três anos contornos didáticos, com o uso de projeções multimédia acerca de diversas temáticas musicais.

 

Para além disso, no sentido de fomentar desde cedo o gosto pela aprendizagem musical, com todas as vantagens de desenvolvimento cognitivo e emocional que lhe são inerentes, o espectro do “Bichinho da Música” alargou-se em 2001, abrangendo as classes pré-escolares dos Jardins de Infância da cidade. Nesse sentido, professores e alunos do Conservatório de Música deslocam-se trimestralmente a esses locais, a fim de realizarem atividades com as crianças, colocando-as em contacto direto com a experimentação sensorial com os instrumentos ministrados na escola. 

 

Na primeira semana de fevereiro (dias 1 a 5), o Conservatório de Música de Vila do Conde levou a cabo a semana do “Bichinho da Música”. Nas semanas que antecedem esta atividade temática, é também promovido um concurso de desenho alusivo ao tema por entre todas as classes de iniciação, que depois de votação por entre direção pedagógica, corpo docente e não docente, foram seleccionados 11 desenhos para figurarem no material promocional do evento que são aqui agora expostos.

 

Cumprindo a sua décima oitava edição, esta semana teve como objetivo promover a sensibilização de crianças entre os 3 e 10 anos para a cultura musical, nos seus aspetos formais, estéticos, técnicos, lúdicos e organológicos.

 

Ao longo da semana o Conservatório de Música, em articulação com a Câmara Municipal de Vila do Conde, realizaram-se nove concertos dos quais oito foram dedicados aos alunos de Jardins de Infância e Escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho.

 

A semana terminou com o concerto final do XVIII “Bichinho da Música”, onde se apresentou em palco a Orquestra e o Coro das classes de Iniciação do Conservatório de Música de Vila do Conde. Este concerto foi aberto ao público em geral e realizou-se no  dia 5 de fevereiro no Auditório Municipal pelas 21:30h. 

 

 

NOTA:

LEVANTAMENTO OBRIGATÓRIO de BILHETE para CONCERTO até 19 horas do dia 4 fev 2016 na SECRETARIA do CONSERVATÓRIO de MÚSICA de VILA do CONDE

Representação global da XVIII Semana " O Bichinho da Música "  1  a 5 de Fevereiro de 2016

 

Estrutura financiada através de contrato de patrocínio de acordo com a

alínea d) do ponto 1 do art 9º do DL 152/2013 de 04 de novembro

  • Facebook page
  • YouTube clássico

3

5

6

utilizadores

registados

APOIOS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now